O Batalhão de Polícia Ambiental (BPMA), atuante no Verão Paraná 2016/2017, deflagrou a operação “Liberdade” nos municípios de Pontal do Paraná, Paranaguá, Guaratuba e Matinhos no último final de semana para identificar locais onde havia aves silvestres que eram mantidas em cativeiro de maneira ilegal. O trabalho resultou em 16 pássaros resgatados e seis pessoas acabaram encaminhadas por crime ambiental.
As atividades iniciaram-se na sexta-feira (20/01) e estenderam-se até o domingo (22/01). As equipes policiais militares intensificaram o patrulhamento e localizaram residências de pessoas que mantinham as aves em cativeiro de forma irregular. Em Pontal do Paraná, um coleiro foi apreendido e um adulto foi encaminhado para a assinatura do Termo Circunstanciado (TC). Já em Matinhos os militares estaduais encontraram três pássaros (dois coleiros e uma sabiá branca) em uma abordagem, na qual dois homens acabaram encaminhados.
No município de Guaratuba foram mais quatro aves silvestres (um coleiro, um canário terra e uma sabiá preta) e um suspeito foi levado para a confecção do Termo Circunstanciado. Por fim, na Ilha dos Valadares, em Paranaguá, os policiais militares resgataram nove aves e duas pessoas acabaram detidas.
Foram emitidos ofícios ao Instituto Ambiental do Paraná (IAP) comunicando os fatos para que as medidas legais sejam adotadas aos envolvidos, de acordo com as circunstâncias de cada caso.
Após a análise veterinária de um profissional, as aves em boas condições de saúde foram soltas na natureza, apenas três que já estariam adaptadas ao cativeiro foram levadas ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS) para passarem por um processo de readaptação ao habitat natural.
PMPR
Postar um comentário
Deixe seu comentário.