Durante uma solenidade na tarde desta quarta-feira (18/01), o Governador do Estado, Beto Richa, fez a entrega de 20 ambulâncias para o Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Paraná. O evento, que aconteceu no Palácio Iguaçu, no Centro Cívico, em Curitiba (PR), Capital do estado, contou também com a presença de autoridades civis e militares. Os veículos serão destinados para o Siate que, somente em 2016, realizou 85.334 atendimentos em todo o estado.

Segundo o Governador do Estado, Beto Richa, foram investidos 3 milhões para a aquisição de novas ambulâncias devidamente equipadas para prestar o melhor serviço no atendimento de urgências e emergências na área de saúde. “Se somar as outras liberações temos 80 ambulâncias entregues para a atividade do Siate, as quais serão distribuídas conforme avaliação técnica do Corpo de Bombeiros”, explica.

Para Beto Richa o investimento do Governo do Estado é constante em todas as áreas. “Apesar da crise nacional o Paraná investe diariamente, sendo que em seis anos estamos chegando a 15 bilhões de reais investidos na área de saúde. Conseguimos prestar um atendimento melhor, com mais qualidade aos hospitais públicos”, destaca.

De acordo com o Comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Juceli Simiano, as ambulâncias ajudarão no trabalho que já vem sendo desenvolvido pelo Siate. “Esses veículos complementam um lote de ambulâncias que nós recebemos para o atendimento pré-hospitalar. Anteriormente foram entregues 60 veículos e agora mais 20. Com isso conseguimos substituir grande parte da frota em circulação no estado”, conta.

O Secretário Estadual de Saúde, Michele Caputo Neto, afirmou que o Corpo de Bombeiros do Paraná presta um excelente serviço na área de atendimento do trauma e por isso precisa estar com equipamentos e veículos de qualidade. “Entendemos a competente ação que o Siate faz e conseguimos disponibilizar estas ambulâncias que irão melhorar ainda mais a atividade dos bombeiros”, disse.

Das 20 ambulâncias recebidas do Governo do Estado, cinco seguirão para o 1º Grupamento (Curitiba); três para o 2º Grupamento (Ponta Grossa); uma para o 5º Grupamento (Maringá); três para o 6º Grupamento (São José dos Pinhais e Piraquara); quatro para o 7º Grupamento (Curitiba Norte); uma para o 9º Grupamento (Foz do Iguaçu); uma para o 3º Subgrupamneto (Francisco Beltrão); uma para o 4º Subgrupamento (Apucarana) e uma para o 5º Subgrupamento (Pato Branco).

“A atividade desenvolvida pelo Siate para nós é crucial, que é o atendimento pré hospitalar, pois significa uma parcela importante de todas as ações de emergência que o Corpo de Bombeiros do Paraná atende”, ressalta o coronel Simiano, que também afirmou que as ambulâncias serão divididas em todo o estado para atender a demanda de cada região.

Participaram do evento, além do Governador Beto Richa, respondendo pelo Comando da Polícia Militar, coronel Arildo Luis Dias; o Comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Juceli Simiano Junior; o Secretário da Secretaria de Saúde do Estado, Michele Caputo Neto, além de oficiais e praças da PM, convidados e autoridades.

SIATE – O Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma e Emergência (SIATE) do Corpo de Bombeiros do Paraná foi criado em 1990, sendo o primeiro modelo pré-hospitalar público destinado a atender situações de trauma e emergência de forma rápida e eficiente.

PMPR

Postar um comentário

Deixe seu comentário.

 
Top