Durante o “Verão Paraná 2016/2017” o Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Paraná atua nos balneários do Litoral do estado e também nas costas Oeste/Sudoeste/Noroeste. Somente na região litorânea são 661 profissionais para as mais diversas atividades de prevenção e perigo (644 bombeiros militares e 17 guardas-vidas civis), atuando nos locais de banho e de maior concentração de veranistas dando orientações sobre os cuidados no mar, para evitar afogamentos e outras situações de perigo à vida.

Para participar do nosso grupo, basta clicar                                    na imagem.

“Nos preparamos como nos demais anos, capacitando o nosso pessoal para que possamos dar um atendimento diferenciado para a sociedade. Também estamos trabalhando com novas tecnologias e estratégias, pois nosso objetivo é garantir a segurança dos banhistas”, diz o Comandante do 8º Grupamento de Bombeiros (8º GB) e Coordenador do Verão Paraná pelo Corpo de Bombeiros, tenente-coronel Paulo Henrique de Souza.


Nesta temporada foram registrados 682 incidentes em meio líquido (594 resgates e oito óbitos por afogamento, entre outros); na anterior foram 710 incidentes em meio líquido (608 resgates e seis óbitos por afogamento, entre outros). Já o número de advertências caiu de 20.553 para 17.193 neste verão, e o número de orientações passou de 34.221 para 41.763.

Com relação às crianças perdidas/encontradas o número subiu de 318 na temporada anterior para 440 nesta, bem como o de pulseiras de identificação distribuídas que de 18.573 na temporada passada passou para 23.717 nesta. Para início de temporada, os casos de incidentes (envenenamento) com águas-vivas também subiram de 5.943 para 23.175 nesta temporada.

“Focamos na aplicação de guarda-vidas por meio de tático móvel, que amplia o raio de atendimento ao banhista. É um trabalho de prevenção, que atende uma área maior, fiscalizando e orientando as pessoas que possam estar em locais de risco ou não nas praias, dando uma resposta mais rápida para algumas ocorrências. Os quadriciclos dão agilidade nas ações”, explica o tenente-coronel Paulo.

Além da ação exercida nas praias, também foram registrados neste primeiro mês de atividades 40 ocorrências de incêndio, 77 acidentes de trânsito e 82 de prevenção e auxílio. No mesmo período do verão anterior foram 57 ocorrências de incêndio, 98 acidentes de trânsito e 131 de prevenção e auxílio.

O tenente-coronel Paulo destacou os resultados como sendo positivos em comparação à temporada anterior. “Tivemos uma redução no número de incidentes em meio líquido e um aumento nas ações preventivas, resultando na diminuição das advertências para pessoas que estavam em situação de risco. Também aumentamos o número de pulseirinhas distribuídas, sendo que em menos de cinco minutos conseguimos localizar as crianças perdidas e entregá-las aos seus responsáveis”, afirma.

No “Verão Paraná 2016/2017” o Corpo de Bombeiros lançou um aplicativo para celular para melhor atender a população que utiliza principalmente o litoral do Paraná. Por meio do telefone as pessoas podem ter acesso à informações em tempo real sobre abertura e fechamento de postos de guarda vidas, alertas em relação à águas-vivas, mau tempo, incidência de raios, descargas atmosféricas, etc.


PMPR


Postar um comentário

Deixe seu comentário.

 
Top