Duzentos profissionais de saúde do Litoral já foram capacitados para o atendimento a vítimas de acidentes com animais peçonhentos, como águas-vivas, serpentes, escorpiões, aranhas, abelhas, entre outros.
Os cursos foram promovidos neste mês pela Secretaria Estadual da Saúde, nos municípios de Pontal do Paraná, Matinhos, Guaratuba e Antonina.
O objetivo é preparar a retaguarda de atendimento disponível na região e garantir mais qualidade à assistência ofertada aos pacientes nos hospitais e unidades básicas de saúde. Médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, agentes comunitários de saúde e técnicos de vigilância em saúde participaram dos eventos de capacitação.
Esse tipo de capacitação é essencial para atualizar os profissionais sobre como agir em cada caso. As temperaturas mais quentes e o grande fluxo de pessoas em locais que são os habitats naturais desses animais favorecem o crescimento no número de acidentes.
A equipe da 1ª Regional de Saúde de Paranaguá está preparada para dar suporte técnico aos municípios. Além disso, os profissionais das unidades de saúde e hospitais têm à disposição um serviço de teleconsultoria 24 horas, através do telefone 0800 410 148.
O Centro de Controle de Envenenamento conta com médicos e especialistas de plantão para tirar dúvidas dos profissionais quanto à conduta a ser adotada em caso de acidentes.
 
  
 
Postar um comentário
Deixe seu comentário.